Argumentos a favor

Todos aqueles que acham a eutanásia um acto necessário em situações extremas, apresentam algumas argumentos a favor da Eutanásia. Eles acham que a Eutanásia é um modo de fugir ao sofrimento aquando da falta de qualidade de vida e em fase terminal. Também pensam que ao morrer de uma forma pouco dolorosa é significado de morte digna.

Cada pessoa tem autonomia para decidir por si próprio, estando na base da escolha pela prática ou não da eutanásia. A eutanásia não apoia nem defende a morte em si, apenas faz uma reflexão de uma morte mais suave e menos dolorosa que algumas pessoas optam por ter, em vez de viveram uma morte lenta e sofrida.

O indivíduo ao escolher a prática da eutanásia tem de ter consciência do que está a fazer, havendo consequentemente a impossibilidade do arrependimento. É preciso analisar os diversos elementos sociais que o rodeiam, incluindo também componentes biológicas, familiares e económicas.

Argumentos contra

Existem muitas objecções à prática da eutanásia, como elementos religiosos, éticos e políticos, dependendo da sociedade em que o doente está inserido. No caso da religião, a principal objecção é o facto de considerarem que a eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, vida esse que foi criado por Deus e é esse Deus o único que pode tirar a vida a alguém. “A Igreja, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida.” (Pinto, Susana; Silva, Florido,2004, p.37).

Os médicos consideram a vida algo sagrado, portanto da perspectiva da ética médica, tendo em conta o juramento de Hipócrates a Eutanásia é considerada homicídio. Cabe assim ao médico, cumprindo o juramento Hipocrático, assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário à sua subsistência. Para além disto, pode-se verificar a existência de muitos casos em que os indivíduos estão desenganados pela Medicina tradicional e depois procurando outras alternativas conseguem se curar.

“Nunca é lícito matar o outro: ainda que ele o quisesse, mesmo se ele o pedisse (…) nem é lícito sequer quando o doente já não estivesse em condições de sobreviver” (Santo Agostinho in Epístola).

18 Respostas para “Argumentos a Favor/Contra”

  1. Felipe disse

    Argumentos a favor da eutanásia
    Os indivíduos acreditam que esta seja uma escolha de modo a evitar a dor e o sofrimento de pessoas que se encontram sem qualidade de vida ou em fase terminal. Trata-se de uma escolha consciente e informada que reflecte o fim de uma vida em que quem morre não perde o poder de ser digno até ao fim.
    A escolha da morte não poderá ser irreflectida, pois as componentes biológicas, culturais, sociais, económicas e psíquicas deverão ser avaliadas e pensadas de forma a assegurar a verdadeira autonomia do indivíduo, embora alheio de influências exteriores à sua vontade, e se certifique a impossibilidade de arrependimento.
    O Homem tem necessidade de satisfazer as necessidades mais básicas, contudo o medo de ficar só, de ser um “estorvo”, a revolta e a vontade de dizer não ao novo estatuto e como Ramon Sampedro refere, no filme Mar Adentro, “a vida assim não é digna para mim” leva a conduzir o indivíduo a pedir o direito a morrer com dignidade e a afirmar que “viver é um direito não uma obrigação” (Ramon Sampedro). Tem-se entendido a morte com dignidade como, morrer com conforto físico, emocional, psicológico e espiritual, fornecido por profissionais de saúde competentes em conjunção com familiares e se possível viver os seus últimos dias em casa.

  2. João Pereira disse

    Primeiro …eu sou a favor da liberalização da eutanasia ..Mas so em situações extremas de sofrimento, e nao pode haver facilitismos …eutanasia so serve para dignificar a pessoa em que esta deve de ter um acompanhamento de psicologos para avaliar o seu estado psicologico,e para avaliar se a unica soluçao ou a melhor soluçao é a morte ..
    ptt

  3. Rafael Tomais-7ª série disse

    muito bom esses argumentos a favor da eutanasia…eu estou fazendo uma redaçao sobre a eutanasia e esses argumentos e a resposta do Felipe me ajudou bastante…Muito obrigado Felipe…Te devo uma =D

  4. Mariana disse

    Com certeza a favor, se uma pessoa está sofrendo, sem perspectivas de vida e com concentimento dela ou da família a prática, é a melhor solução para aliviar a dor dessa pessoa.

  5. Laís Barboza disse

    “penso logo existo”…a apartir do momento em que uma pessoa está sem condições de falar, sentir, movimentar-se ou até respirar, ela deixa de viver, e de que adianta está ali apenas ligada a aparelhos? ela ja não tem uma convivência social, não tem relacionamento com pessoas, sem a possibilidade de fazer suas necessidades mais básicas.Não pode haver dignidade com uma vida vegetativa; a eutanásia é uma saida honrosa para os que se vêem diante de uma longa e dolorosa agonia

  6. amanda disse

    O texto que Felipe postou aqui, foi obtido em outro site.

  7. Mariana Zoccal disse

    Oi…
    Sempre fui contra a Eutanásia, até meu professor de Filosofia me escolher para um debate a FAVOR da eutanásia. Isso era como defender algo em que eu não acreditava. Após a leitura desse texto e os comentários, passei a entender um pouco mais sobre o assunto. Meu email é marianazoccal@hotmail.com. Gostaria de pedir ajuda, se alguém tiver algum texto, vídeo ou sugestões que possam me ajudar no debate, agradeço… Obrigada ;D

  8. Samira e Gabi - 7ªA disse

    Somos a favor… e como o Rafael disse somos da 7ª série e estamos fazendo um trabalho sobre Eutanásia e a opinião do João Pereira nos ajudou muito!!
    =D =D Parabéns!
    bjss

  9. lenny disse

    eu vejo que se for pra amenizar a dor pq não dar o direito desta pessoa desligar o aparaelho pq ficar aumentando o sofrimento e diminuindo a chance de outras pessoas que tem mmuito mais chance de viver

  10. marina disse

    sou contra a eutanasia.
    na minha concepção a vida é algo sagrado só deus que nos deu a vida tem o direito de tira-la. não é licito tirara a vida de alguem mesmo se a pessoa deseje isso.
    Ao se formarem os médicos fazem o juramento de Hipócrates e ao praticar a eutanasia o medico quebra esse juramento que diz que ele defendera a vida sempre até o final. o doente terminal ou aqueles que acham que nao tem qualidade de vida ou ainda os que sofrem precisam de amor e carinho. antecipar o momento de sua morte não é ser caridoso ou bonzinho ou estar comovido com o sofrimento do doente, pois ao pedir para morrer o doente afirma uma serie de informações é sinal que ele está se sentindo abandonado,inutil, como se sua vida nao valesse absolutamente nada. o papel da familia é acolher o doente mostrar o quanto ele é amado e querido tornando sua vida feliz trazendo conforto á ele e nao se livrar da responsabilidade de cuidar dele.
    não permitam que a vida seja desvalorizada dessa forma, estamos falando de vidas.
    pensem com carinho.
    obrigada pela atenção.
    deus abençoe á todos.

  11. karol disse

    Sou a favor da Eutanasia sim..inclusive vou participar de um debate sobre o assunto!
    Se o paciente está em situação terminal,e sem perspectivas de cura, porque não aliviar a dor mais rápido evitando o sofrimento do próprio paciente e dos familiares que o acompanham.

  12. Amanda Marques disse

    Eu sou contra a eutanásia. Existiram casos de pessoas que estavam em fase terminal, mas devido a insistência dos médicos, conseguiram se recuperar… Se, nesses casos tivesse acontecido a prática da eutanásia, os pacientes teriam morrido sem necessidade. Quando um paciente está em uma fase crítica, pedindo ao médico q alivie sua dor, este deve lutar pela vida, e não acabar com ela… Sempre há chance de recuperação, como aconteceram tantas vezes… A morte não é uma solução, mas sim uma consequência… O homem tem que aprender a lutar, persistir…e não procurar meios mais fáceis para pourar trabalho… Nem sempre o caminho mais curto é o mais correto… A vida está sendo banalizada… Para mim a eutanásia pode ser comparada ao aborto, em ambos os casos a vida de uma pessoa que não tem condições de decidir o que realmente deseja, está sendo desperdiçada…

  13. Juliana disse

    Confesso que sempre fui contra a eutanásia, porém, estou estudando esse assunto para um debate e acabei entrando em dúvida.É muito fácil nós falarmos que não é correto tirar a vida de alguém, pois não somos nós que estamos no estado da vítima ,que pode estar em uma cama por anos, não conseguindo interagir e nem sustentar-se sozinha, sem ajuda. Esse é realmente um assunto que deve ser estudado, e quando solicitada a eutanásia, deve-se analisar o caso e ver se a vítima teria condições ou chances de voltar a ter “vida”.

  14. Luísa Souza disse

    Com certeza, se uma pessoa está sofrendo, sem perspectivas de vida é dever da família reanimar suas expectativas de vida e devolver a ela a vontade de viver, pois enquanto haver um suspiro em seu peito,mesmo que esse gerado por uma máquina, ainda haverá vida em uma pessoa.

  15. JR. disse

    Só acho a eutanásia aceitável se partir de uma decisão consciente do próprio paciente, pois caso contrário pode refletir interesses escusos de quem busca vantagens através desta prática. Em alguns casos, quando se decidiu por desligar aparelhos que sustentavam a vida, o paciente conseguiu sobreviver, mas a ciência está caminhando a passos largos em direção à solução de muitos problemas, o que torna a eutanásia uma prática cada dia mais questionável.

  16. anasilva disse

    isto é istúpido

  17. Karol disse

    Sou contra, mas relevo alguns casos. A eutanásia é considerada crime, é ilegal. É pratica distinta de suicídio assistido e o Estado – por mais que seja citado os gastos elevados de tratamento médico – têm o dever de preservar a vida humana a todo custo, assim como o médico de cuja ética não pode abrir mão de acordo com o juramento Hipocrático. No Brasil a eutanasia é considerada crime doloso.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: